quarta-feira, 8 de julho de 2009

Desporto depois dos 40

Em geral, com a idade de 40 ou 50 anos o corpo não está de forma nenhuma perto do que era durante a adolescência e vinte e poucos anos. Muito provavelmente você conhece um atleta de final de semana, ou mesmo pode ser incluído neste grupo. O atleta de final de semana é uma pessoa que trabalha durante todos os dias úteis da semana sem praticar nenhum exercício físico e então pratica alguma natividade desportiva extenuante para o seu corpo nos finais de semana.

É difícil para muitas pessoas estabelecer uma rotina regular de exercícios que não cause conflitos com o trabalho, serviços de casa, família e obrigações. É quase redundante declarar que trabalhadores normais não são atletas profissionais, mas é crucial que os atletas de final de semana percebam isso. É bom participar de desportos e exercícios físicos nos fins de semana, porém se o corpo não estiver apropriadamente condicionado as dores e lesões serão inevitáveis. Praticar exercícios físicos durante os dias úteis permitirá ao corpo ficar em melhor forma e ter maior capacidade de praticar desporto e actividades físicas.

As sete lesões mais comuns em atletas de final de semana segundo revolutionhealth.com são torção de tornozelo, inflamação na região da tíbia (popularmente conhecida como “canelite”), lesão de rotação no punho, epicondilite lateral (cotovelo de tenista), dor no joelho, epicondilite medial (cotovelo de golfista) e dor na região lombar. Muitas dessas lesões estão relacionadas a técnica inadequada.

Embora seja psicologicamente difícil escutar isso, o envelhecimento e desgaste natural do corpo está por trás dessas lesões. O envelhecimento do corpo é um processo natural que não pode ser impedido. O que podemos controlar é diminuir o risco de lesões, stress, sono inadequado, e inactividade durante a semana. Idade e superuso aparte, um corpo bem condicionado pode diminuir as chances de lesões de fim de semana e ter uma recuperação mais rápida caso elas ocorram.

Aplicação de calor e de gelo são formas de combater lesões e dores ao diminuir a inflamação e catalisar o processo de recuperação. O uso de calor é normalmente associado com lesões mais antigas e crônicas, enquanto o gelo deve ser usado para lesões imediatamente ou até 72 horas depois que elas ocorreram.

O corpo é semelhante à uma máquina no aspecto que depende de boa manutenção para funcionar bem, especialmente quando stress maior é colocado sobre ele. Os três componentes essenciais do condicionamento físico e prevenção de lesões são resistência cardiovascular, força e flexibilidade.

Algumas formas de melhorar o condicionamento cardiovascular são: pedalar, caminhar, correr, nadar, etc. À medida que o corpo consegue se adaptar à actividade, a sua duração ou intensidade podem ser aumentadas aos poucos.

Força pode ser ganha através de exercícios contra resistência e de estabilização. Uma vez que a pessoa começou a se adaptar aos exercícios de força, as séries e repetições podem ser aumentados aos poucos. A combinação de exercícios cardiovasculares e de força durante a semana devem ser precedidos e terminados com alongamentos para melhorar a flexibilidade. Tal condicionamento físico geral, além de melhorar a força e resistência, diminuirá o risco de lesões.

E lembrem-se...a vida continua...mas mais devagar :)

Sem comentários:

Enviar um comentário