terça-feira, 30 de junho de 2009

Princípios de um regime vegetariano


Sempre que se fala em dieta vegetariana, uma das dificuldades que as pessoas, ao iniciarem o regime vegetariano sentem de imediato é saber quais os alimentos que contém os nutrientes de que necessitam na alimentação e como encontrar as substituições adequadas ou mesmo como confeccionar os alimentos.

No entanto, uma refeição vegetariana pode ser tão simples de fazer e tão gostosa como as refeições que anteriormente faziam com a carne e o peixe. Uma sopa de puré de cenoura, batata e cebola ou umas beringelas assadas no forno, com courgettes, cebola e tomate, salsa e alhos picados a rechear as beringelas e molho de tamari com um pouco de azeite e água misturados, podem ser tão saborosos como o prato mais requintado da gastronomia omnívora.

A carne pode ser substituída por feijão, soja, seitam, tofu, cogumelos, etc; muitas sopas, guisados e estufados podem tornar-se pratos vegetarianos fazendo algumas alterações nos seus componentes, os temperos são os mesmos. Rissóis, patanisca s, croquetes, empadas, empadões, tortilhas, lasanhas, etc. podem fazer-se somente com produtos naturais, só é preciso ter imaginação na confecção de cada prato. A alimentação vegetariana é deliciosa e agradável e quem a puser em prática será recompensado com saúde e longevidade.

As refeições vegetarianas são tipicamente pobres em gorduras saturadas e em colesterol (produto abundante nas refeições com carne), pelo que estão indicadas para as pessoas que têm problemas do coração e esta é mais uma das muitas vantagens sobre a dieta omnívora.

Uma questão importante: Porque é que a alimentação vegetariana protege contra o cancro? A resposta é imediata: a alimentação vegetariana é muito rica em legumes, fibras e em frutas e pobre em gorduras, todo o vegetariano consome muito caroteno e ainda porque o regime vegetariano faz aumentar o numero de células fagocitárias que são capazes de destruir as células cancerígenas.

Ao concluir quer se transmitir a ideia de que, ao escolher o regime vegetariano, está no melhor caminho para poder viver com mais qualidade e muito mais saúde.

O vegetarianismo é um sistema alimentar que não oferece contra-indicações.

Texto extraído do livro "Viva Melhor"

Sem comentários:

Enviar um comentário