quarta-feira, 1 de julho de 2009

Principais erros no treino de musculação

Usar peso a mais nos exercícios

É verdade que os músculos crescem em resposta a carga utilizada, isto é para um musculo crescer é necessário gradualmente aumentar a carga usada nos exercícios, até que o musculo se vá adaptando a carga utilizada e vá aumentando o seu tamanho, mas há quem leve este principio ao extremo, usando cargas demasiado altas para o seu tamanho ou para a sua força.
Resultado, acabam por sacrificar demasiado a forma como o exercício está a ser executado em detrimento de usarem mais uns quilos no mesmo.
Muitas vezes ao não usar uma forma correcta num exercício o que acontece é que em vez de estarmos a trabalhar directamente o músculo pretendido isoladamente estamos a trabalhar mais outros músculos indirectamente, estando a reduzir os benefícios pretendidos com um determinado exercício.

Por exemplo muita gente ao fazer curl de biceps com halteres, usa demasiada carga e acaba por dar demasiado balanço durante os movimento, desta forma estão a trabalhar mais a zona lombar e os ombros, do que propriamente o bicep, acabando desta forma por não obter tantos resultados no bicep, e ainda a aumentar o risco de lesões.

OverTraining
Ao contrario que muitos possam pensar a capacidade do corpo humano de recuperar de um treino pesado e intensivo é pequena.
Alguns aspectos necessários a recuperação, tais como a reposição de glicogénio muscular no músculo treinado pode demorar no mínimo 48 horas.
Ao treinar novamente um músculo que ainda não está completamente recuperado aumenta-se o risco de lesões e de perca de volume muscular.
Algumas pessoas conseguem recuperar melhor que outras, dai que o que possa ser overtraining para uns, pode não ser para outros.
A única forma de saber isto é através da experiência, e de como cada um acha que consegue recuperar melhor e desenvolver.


Seguir a mesma rotina que outra pessoa
Não há 2 corpos iguais, nem 2 metabolismos iguais, muita vezes ao verem uma rotina de um praticante mais avançado muitos novatos terão vontade de a seguir, pensando que é desta forma que vão obter o mesmo desenvolvimento que o outro praticante.
Isto pode-se também passar com o companheiro de treino, se 2 pessoas treinam juntas e seguem a rotina escolhida apenas por 1 deles, e só esse parece evoluir com essa rotina e não o outro, então alguma coisa está mal. Nunca tentem copiar as rotinas de treino que os profissionais apresentam nas revistas de culturismo, não se esqueçam que normalmente, um profissional tem já alguns anos de experiência de treino e pode ter uma genética fora do comum.

Erros de treino ocorridos durante exercícios abdominais
Há cerca de 20 ou 30 anos os culturistas faziam centenas de repetições em exercícios abdominais, acreditando que assim iriam queimar mais gordura naquela zona, contudo apenas estariam a queimar mais calorias e não a reduzir a gordura localizada. Teriam obtido mais resultado em reduzir as calorias na sua dieta e em fazer mais exercícios de cardio.
Contudo ainda hoje em dia muita gente faz abdominais todos os dias e com reps altas acreditando que é a forma mais fácil de ter abdominais.
A forma correcta será treinar abdominais como qualquer grupo muscular, ou seja com resistência, realizando reps baixas ( 10 a 12 ) para tonificar a zona abdominal e apostar na redução caloria da dieta e nos exercícios cardiovasculares para obter uma redução de gordura corporal geral.

Erros de treino ocorridos durante exercícios de peito
O erro mais comum será fazer press de peito plano em demasia, deixando muitas vezes de treinar a parte superior do peito, Na maior parte das pessoas a parte de baixo do peitoral é a mais fácil de desenvolver, especialmente com o exercício de press de peito plano, contudo se trabalharem a parte de baixo do peito em demasia irão ter uma diferença de tamanho bastante acentuada entre o peitoral inferior e o superior, com uma notável falta de densidade e tamanho no peitoral superior.
Façam o press de peito plano, mas nunca deixem de fazer exercícios que trabalhem mais directamente o peitoral superior, tais como o press de peito inclinado com halteres ou com barra e as aberturas inclinadas.

Erros de treino ocorridos durante exercícios de ombros
Enquanto vários tipos de press para ombros dão mais densidade e tamanho aos deltoides, estes exercícios pouco contribuem para a forma dos deltoides, para isso será necessário realizar também elevações laterais e elevações traseiras.
Muitos praticantes fazem o erro de nao treinar correctamente o deltoide posterior, dando assim uma forma desproporcional ao ombro, onde se nota uma ausência de tamanho quando vistos de lado ou de trás.
Normalmente fazer mais de um exercício de press para ombros é um erro, visto que a maior parte deles trabalha mais intensamente o deltoide superior.

Erros de treino ocorridos durante exercício para as costas
Aqui o maior problema é muita vezes as pessoas usarem demasiado peso nos exercícios de remada, e não conseguirem fazer completamente o movimento do exercícios, dando muitas vezes demasiado impulso ou balanço na realização dos mesmos, indo desta forma colocar demasiada tensão nos lombares, o que pode originar uma lesão grave nesta área.
Também se nota que muitos praticantes no consegue realizar um movimento de contracção completo porque usam demasiado peso, por exemplo ao realizar exercício de um braço, como remada a um braço na maquina nautilus ou remada a um braço no banco muitas vezes tende-se a utilizar carga a mais e a mover pouco ou quase nada o peso do chão, não executando desta forma o movimento total do exercícios.

Erros de treino ocorridos durante exercícios para as pernas
Aqui talvez o maior erro seja realizarem a repetição no agachamento demasiado rápido, descem a barra depressa demais depois dão um salto ou impulso com os joelhos, colocando desta forma demasiada tensão nos joelhos e aumentando muito o risco de lesões nos mesmos.
O movimento que de descida ou de subida deve ser realizado de forma lenta e controlada de forma a evitar lesões e obter melhores resultados.
Ao fazerem extensões de quadricep devem começar o exercícios com os joelhos num ângulo de 90º em relação aos pés, mais do que isso irá estar a esticar em demasia o tendão do joelho, e a colocar demasiada tensão no mesmo ao realizar o movimento.
Fazer extensões de quadricep com má técnica pode ser tão prejudicial para as articulações e tendões do joelho como fazer agachamento ou prensa com má técnica.


Erros de treino ocorridos durante o treino de gémeos
Ao fazer elevações de gémeos em pé a maior parte das pessoas mantém a perna esticada e rígida, isto apenas irá trabalhar uma parte dos gémeos ao flectir ligeiramente a perna consegue-se trabalhar os gémeos na sua totalidade

Erros de treino ocorridos durante o treino de biceps
Aqui novamente o maior erro é utilizar carga em demasia, e fazer batota a mais não conseguindo desta forma fazer o movimento de contracção completamente, façam sempre repetições completas e baixem o peso lentamente mesmo até abaixo.

Erros de treino ocorridos durante o treino de triceps
Aqui o maior erro é não aquecer correctamente e correr o risco de ter lesões no cotovelo.
Fazer sempre 1 a 2 series de aquecimento para triceps com um peso baixo para que possam fazer 15 reps ou mais de forma a aquecer correctamente e prevenir lesoes.

In
Fórum Bodybuilding Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário